pote, pavão, relógio

dou-lhes o que já conhecem de mim
frase que por repetidas vezes repeti
tão familiar quanto meus jogos de palavras inúteis
úteis mesmo são seu conforto pós formação
uma vez inteiro
conteúdo e contexto
clímax
resolutiva
o alívio é imediato
como uma panaceia de todos os males
outra que da boca não me sai
mas não notem os moldes
os formatos que dão suporte ao que quero dizer
hoje não é sobre isso
é sobre o muito que de mim já conhecem
e eu volto a me repetir
mostro que minhas facetas em ciclos andam
e se exibem a cada par de anos
já aprendemos que não são meros meses
há que se completar a volta ao sol
umas duas vezes
e aí então
me reexibo
como um pavão cheio de penas coloridas
ou como um relógio que agora marca a hora certa
levado ao conserto para aquele ponteiro errado
sou isso
um pote que guarda conserva
às vezes acaba
às vezes tá cheia
ando cheia
apimentada
colorida
sei que é cedo
tal como uma conserva recém-feita
pode ainda não estar boa
mas já me sinto chegando lá
à beira do altar do precipício
pois um não existe sem o outro
e com isto não me importo
o sabor do doce só vem junto de seus males
uns maiores
outros menores
e eu creio que desta vez corro menos riscos
se tão ingênua não mais for
quero crer que aprendi muitas das lições
que se tem a aprender
sei que não todas
mas espero que o suficiente para seguir vivendo
vivendo viva
se é que me entendem
ninguém quer viver parte da vida morto
se é que me entendem novamente
muitas vezes vivi morta
em estado letárgico
e agora
a ver pelas extensas linhas
me transborda o que dizer
peito cheio
romantização das coisas mais bestas
cenário montado
magia do engano encampada
retirada a sombra de mim para o sol chegar batendo
com sutileza e dignidade
tal como deve ser
sem as amarras
que calmamente tirei
uma a uma
talvez restem algumas
mas delas ainda não sei
sigo solta
bem solta
dosando os passos para a conserva não esparramar
pote cheio
penas à mostra
relógio no tempo certo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ode a sp

Fluxo vespertino

Perspectiva